Comemoração de Casamento por Adesão

Neste sábado decorei a comemoração de um casamento civil no Bistrô Ouvidor de Botafogo e o que diferenciava este evento de outros que já fiz no local, é que tratava-se de um almoço de casamento por adesão.

Para quem não sabe, almoço, festa ou comemoração por adesão é quando cada convidado arca com sua própria despesa. E evidentemente esse detalhe é informado no momento do convite. Assim, cada convidado já sabe o que esperar e ninguém é surpreendido.

Tenho sido contactada por algumas noivas que têm feito essa opção de comemoração, para que seu casamento não passe em branco. Então resolvi escrever sobre isso por aqui, porque a dúvida de uma pode ser a de muitas.

No caso deste casal, em específico, foi fechado com o local um pacote que incluía algumas entradas, três opções de pratos principais, sobremesa e alguns tipos de bebidas. O serviço durou 4h. E todos os convidados já sabiam o custo do pacote.

Este restaurante, em especial, conta com um andar superior que pode ser reservado para até 60 pessoas confortavelmente acomodadas e os noivos optaram por uma decoração minimalista para acompanhar o trio de bolos, que foi servido aos convidados após o almoço.

Normalmente as pessoas me questionam como funciona para reservar um restaurante para comemorar um casamento por adesão e é claro que não existe resposta pronta para esta pergunta. Cada local vai trabalhar de uma forma, mas acredito que seja unânime que o espaço precise de algum tipo de sinal ou cheque caução, pois ele precisa de alguma garantia de que não vai sair no prejuízo por reservar um pedaço do seu salão para você sem ter a certeza que todos os seus convidados irão aparecer de fato.

Este ponto, aliás, é muito importante e delicado. Tem noivas que acham que vale a pena chamar 200, 300 pessoas para um evento por adesão e ficam em busca de espaços que topem reservar mais de 100 lugares contando que todo irão comparecer e que cada um pagará o seu. A grande verdade, é que quanto mais gente se convida, menos certeza se tem do real comparecimento no dia, e você pode acabar tendo um grande prejuízo, caso o restaurante resolva cobrar pela reserva feita e não usada. Então, preste bastante atenção na hora de convidar e tenha certeza de que a quantidade de pessoas informada para o espaço de fato irá comparecer, para evitar imprevistos.

Espero ter ajudado nas principais dúvidas, e se tiver algo mais que eu possa responder, comenta aqui embaixo!

Fiquem com as fotos desse almoço super fofo:













Tags: Casamento por adesão no Rio de Janeiro, Casamento por adesão rj, mini wedding no rio de janeiro, micro wedding no rio de janeiro, decoração de casamento

Nenhum comentário