Não tenho dinheiro pra festa e agora?

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Nas últimas semanas tenho recebido e-mails com um asunto recorrente: a vontade de casar, esbarrando na falta de grana pra fazer festa.
Cada um tem suas razões, uns estão comprando a casa nova, outros estão cosntruindo, alguns já moram junto e querem apenas oficializar a união, outros terão que morar fora por razões variadas e há aqueles que simplesmente acham desnecessário gastar tanto dinheiro em uma noite. O que não faltam são motivos e vontade de casar, mesmo esbarrando na falta de dinheiro pra fazer a cerimônia e festa dos sonhos.
Muitos me escrevem à espera de um milagre e infelizmente não sou tão criativa a ponto de propor festa a custo zero, talvez as soluções que proponho não sejam 100% benvindas, mas não deixam de ser soluções!

Infelizmente, a indústria do casamento tem tomado proporções gigantescas nos últimos anos, criando um estresse enorme nas famílias com um ou até dois anos de antecedência para o grande dia.
A maior parte dos casais e famílias acabam sonhando com festas que entrarão para história, com mil e um tipos de lembranças, drinks e atrações. Só tem um detalhe que algumas famílias vem esquecendo: a importância real da celebração do matrimônio, seja celebrada por um religioso ou por um juiz de paz.

Escrevi este testamento gigantesco apenas para servir como um grande questionamento coletivo, o que importa pra você? Quem me escreve lamentando a falta de dinheiro e a grande vontade de casar deve se questionar sobre isso em primeiro lugar. E é o que eu tenho respondido. Se seu sonho é fazer uma grande festa e não há verba, adie o casamento e se prepare financeiramente para isso.
Mas se ainda assim pretende casar-se em breve, veja o que tenho sugerido...

Para Poucos

Esqueça as enormes listas de convidados e enumere apenas as pessoas de seu convívio diário e família. Case no civil ou na Igreja, convidando apenas os padrinhos, os melhores amigos e pais e avós. Faça um almoço ou jantar logo em seguida, tire fotos, curta o momento. Para quem faz questão do religioso, procure uma capela ou igreja bem pequenininha, assim seu custo será menor, especialmente com decoração. Depois da cerimônia, receba os convidados em um restaurante próximo ou em sua própria casa.
Caso deseje casar-se apenas no civil, case-se no próprio cartório e comemore em seguida. Quem viu Sex and The City O filme sabe que no fim das contas a Carrie foi muito mais feliz assim. :)



Cumprimentos na Igreja

Se a sua lista não consegue ficar pequena, faça a cerimônia na Igreja e informe no convite que os noivos receberão os cumprimentos na própria Igreja e despedem-se ali. Após a cerimônia, monta-se uma fila para que os convidados cumprimentem os noivos e podem ser distribuídos bem-casados ou chocolates aos convidados. É um gesto delicado em agradecimento a quem foi na Igreja prestigiar a união.

Adesão


Um última sugestão, que eu pessoalmente não gosto muito, mas que tem sido praticada é o almoço / jantar por adesão. Cada convidado arca com seu custo em um restaurante pré-definido pelos noivos. No convite deverá vir a informação de que o almoço ou jantar será por adesão. Ou pode-se fazer o convite como no caso anterior, informando que casal irá se despedir na igreja e avisar informalmente aos convidados qual é o combinado para depois da cerimônia, sempre deixando claro que cada um pagará a sua conta.

21 comentários:

  1. eu não gosto do esquema por adesão. acho que a melhor opção é um jantar ou almoço em familia!

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia esse esquema por adesão, mas confesso que não acho legal! Eu precisei mudar um pouco o meu sonho, para adaptá-lo e torná-lo possível. Estou conseguindo realizá-lo. Eu fiquei responsável por grande parte do custos do casamento e meu noivo com os custos do apartamento que a gente quer financiar... Por isso, estou tentando fazer a festa que é o meu sonho, mas sem esbanjar demais. Todos os meus gastos são muito bem pensados e planejados.
    beijos e boa sorte a todas noivas e como diz por aqui: força no buquê

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de seguir seu blog, como faço?
    Faça uma visitinha pra gente tbm?
    Ficaremos contente com seus comentários *-*
    beijos, Rafaela e Rafael

    ResponderExcluir
  4. Vejo seu blog sempre parabens sempre atualizado e bem definido, deixo aqui postado um lindo site para noivos e noivas que estao a procura de alianças de casameto e noivado.
    http://www.wmjoias.com.br

    ResponderExcluir
  5. Vejo seu blog sempre parabens sempre atualizado e bem definido, deixo aqui postado um lindo site para noivos e noivas que estao a procura de alianças de casameto e noivado.
    www.wmjoias.com.br

    ResponderExcluir
  6. Vejo seu blog sempre parabens sempre atualizado e bem definido, deixo aqui postado um lindo site para noivos e noivas que estao a procura de alianças de casameto e noivado.
    http://www.wmjoias.com.br

    ResponderExcluir
  7. Vejo seu blog sempre parabens sempre atualizado e bem definido, deixo aqui postado um lindo site para noivos e noivas que estao a procura de alianças de casameto e noivado.
    http://www.wmjoias.com.br

    ResponderExcluir
  8. Fê,a primeira opção q vc propos nesse post talvez me atenda, sabe... eu queria uma cerimonia religiosa no mesmo local da recepção e queria tudo como num casamento grande, só q bem intimo.
    Meu dilema está exatamente nisso, como fazer a lista? minha familia, por exemplo é enorme umas 80 pessoas... tem parentes mto proximos de mim(poucos),alguns bem pouco proximos, e outros nada próximos. Não fica mto chato convidar uma tia e sua familia e não convidaras outras?

    ResponderExcluir
  9. Fê,a primeira opção q vc propos nesse post talvez me atenda, sabe... eu queria uma cerimonia religiosa no mesmo local da recepção e queria tudo como num casamento grande, só q bem intimo.
    Meu dilema está exatamente nisso, como fazer a lista? minha familia, por exemplo é enorme umas 80 pessoas... tem parentes mto proximos de mim(poucos),alguns bem pouco proximos, e outros nada próximos. Não fica mto chato convidar uma tia e sua familia e não convidaras outras?

    ResponderExcluir
  10. Oi Fê. Concordo plenamente com o que vc postou, eu pelo menos estou me desdobrando pra organizar uma festa legal e não gastar muito.

    Também criei um blog, divulga ai pra mim.

    Bjs
    http://ahvoucasar.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Olá ... é a primeira vez que acesso seu blog...encontrei-o navegando pela net. ( não tenho muita paciência para isso..mas como viu casar e procuro uma i´déia que nao gaste (R$) muito, encontrei vc).
    Adorei seu blog... vou ser sua leitora assidua e vou passar apra minhas amigas que vão se casar tbem!
    Grande beijo e obrigada pelas dicas. :)
    Iara Sant´Ana Londrina -Pr

    ResponderExcluir
  12. É pessoal, assim como vcs eu fiquei noiva, e tbm não disponho de muitos recursos, mas ainda me resta uma fagulha de esperança, penso dia e noite, noite e dia, e sei que no fim ou melhor no início desta nova vida, tudo vai dar certo..., força no buquê!!!!

    ResponderExcluir
  13. ADOREI O SEU BLOG. VOU COMPLETAR 10 ANOS DE CASADA. QUERIA ORGANIZAR UMA
    FESTA DE BODAS COM CERIMONIA. VOCE TERIA SUGESTÕES?
    ABRAÇOS E PARABÉNS. VOU INDICAR SEU BLOG PARA MINHAS AMIGAS.

    ResponderExcluir
  14. Acho ótima a idéia de casamento por adesão, afinal de contas é melhor comemorar assim do que não comemorar. E cada um sabe da sua realidade. Acredito que os amigos de verdade não irão se importar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente... O meu será em um sítio para a família, cada arcou com o seu. Como estamos de mudança para fora do Brasil queríamos reunir as famílias para uma despedida e casamento ao mesmo tempo. Quem não tem dinheiro infelizmente não vai.

      Excluir
  15. É VERDADE ESTOU COMEÇANDO A VER ESTA QUESTÃO DE FESTA E CASAMENTO AGORA E PRETENDO CASAR EM JANEIRO, LUOCURA LOUCURA, MAIS SE PESQUISAR BASTANTE DA PRA FAZER UMA FESTA PRA NÃO PASSAR EM BRANCO E AO MESMO TEMPO NÃO GASTAR MUITO, VC COMPROMETE 50% DO SALARIO DO CASAL E VAI PAGANDO ATÉ A FESTA E DEPOIS FICA COM OS CUSTOS DA CASA QUE NÃO SÃO POUCOS.
    E TAMBÉM ACHO QUE A QUESTÃO DA ADESÃO NÃO É LEGAL. FICA AQUI A MINHA OPINIÃO E FELICIDADES A TODOS QUE ASSIM COMO EU PRETENDEM TER UM LINDO E FELIZ CASAMENTO.

    ResponderExcluir
  16. Acho também uma otima ideia da festa por adesão, pois muitas vezes os noivos gastam um monte para satisfazer os seus convidados e no final saem falando mal do que comeram...o jantar por adesão proporciona aos convidados comer de tudo e o que eles gostam, fora que não são todos os noivos que tem condições para fazer uma festa....so uma dica para quem vai fazer por adesão é so dar o convite com 3 meses ou 2 meses de antecedencia para os convidados se programarem e não ter a famoza disculpa aiiii tem que pagarr???
    okei
    Abraçooo

    ResponderExcluir
  17. Olá! Eu e meu noivo começamos a pensar no enlace, e quando começamos a fazer a lista de convidados foi que começaram as preocupações... Minha família é muito grande e nem todos são íntimos... pra falar a verdade tem muita gente que nós não fazemos questão nenhuma que vá, quer seja por questões de afinidade ou financeiras (chamar o namorado da prima distante ninguém merece), mas ficar sem festa é como se passassem em branco, gostaria de saber se pega mal fazer uma pequena recepção com bolo e champanhe no salão paroquial para todos e uma festa só para os íntimos, tipo 50 pessoas? De quanto tempo precisaria pra isso? Obrigada! msbarroso@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. Eu quero me casar no civil mais nao quero que seja no cartorio...
    Como nao quero fazer festa, nao sei onde me casar....

    ResponderExcluir
  19. Quero casar mais não tenho a minimar nosão como fazer isso. Eu tó pessando em uma chacara(sitio) que ten aqui perto, porque lar ja ten as arvores uma piscina eo espásso e bonito, creio que não vou gastar muito e terei uma bela festa...Cleber e Cleid

    ResponderExcluir
  20. Ótimas dicas, vejo noticias de casais, juntos, vendendo água e bombons nos semáforos das cidades, fantastico o casal unido e isso sem sombra de duvidas é uma solução.. más, acho importante pensar fora da caixa.
    Porque não procurar algo que dê dinheiro agora mas também que continue dando dinheiro e acrescentando a vida dos dois após o casamento?
    Até porque se ta faltando grana pra o casório imagina quando morando juntos, independentes dos pais, e ainda mais quando o casal passar a ser família com a vinda dos filhos? são muitos compromissos e todos dependem de muito dinheiro.
    Uma dica que deixo a quem procura algo do tipo é faça Marketing Multinivel, seja dono do seu próprio negocio, para que essa renda não seja apenas no momento de pré-casamento. mas que dure pra toda a vida do casal e família...
    Acredito que tenho um plano para esse perfil de casal que procura uma alternativa. espero mesmo poder ajudar.
    Desde já desejo prosperidade e alegrias na vida do casal.
    se quiser conversar meu whatsapp: (31)9 8556-0222 ...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Casamento Prático - Cerimonial e Mini Weddings no Rio de Janeiro Copyright © 2011-2017 - Todos os Direitos Reservados