A Importância do Cerimonial do Dia

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Pergunte só para as amigas mais velhas, que se casaram na década de 90, se não era muito mais complicado escolher o fornecedor ideal.

Por isso, antigamente o papel do cerimonialista durante os preparativos era muito mais importante, porque somente ele conhecia os melhores fornecedores e garimpava o melhor custo e benefícios para seus clientes. Contratar uma boa assessoria era imprescindível para a organização de qualquer festa de casamento.

Com a chegada do orkut e dos grupos de discussão, além do crescimento de blogs sobre este tema, organizar um casamento tornou-se bem mais fácil.

Com isso, casais que dispõe de mais tempo e paciência têm dispensado a assessoria especializada para buscar por conta própria pelos fornecedores de sua festa.

Mas e no dia? Quem vai coordenar todas as contratações e resolver os possíveis problemas?

É aí que bate a necessidade da contratação de um profissional para coordenação de todos os itens. Algumas pessoas se questionam se uma tia querida ou uma amiga super safa não poderiam desempenhar a função.

Poder, todo mundo pode, mas essa tia ou amiga não vão aproveitar a festa? E elas terão uma equipe à disposição?

Uma festa de casamento apresenta dezenas de pormenores, que são estudados e roteirizados. A equipe de cerimonial prepara o plano B, pensa em soluções para possíveis problemas e sempre tem uma gama de fornecedores ou prestadores serviços necessários em caso de problemas de última hora.

É o cerimonial quem prepara junto com os noivos o roteiro da cerimônia e da festa. Ajuda a definir posições no altar, onde vão ser as fotos depois da cerimônia, quem vai participar de todas essas fotos, como vai ser a primeira dança, o corte do bolo, o esperado arremesso do buquê... E depois de tudo definido, o cerimonial executa!

O cerimonial funciona ainda como uma espécie de grupo de guardiões dos noivos e da festa, que fica de olho se o Buffet está servindo legal, se o DJ está cumprindo o que foi prometido, se a fotografia e filmagem está 100%, se os noivos precisam comer mais, beber mais água, parar de consumir álcool (hehehe).

Antes disso, já foi observado se a decoração está como foi contratado, se os brindes chegaram, se as bebidas estão geladas, se as mesas estão reservadas...

E depois da festa, se os noivos vão comer docinhos na noite de núpcias, foi o cerimonial quem separou. =)

 

É um trabalho focado, intenso e profundamente necessário.

 

 

Por isso, meninas, preparem o casamento do seu gosto. Pesquisem, negociem, montem a festa dos sonhos, mas não se esqueçam de contratar alguém de confiança para que sua festa seja exatamente como foi sonhada.

 

Um beijo,

 

Planejamento de Eventos e Cerimonial

fernanda@casamentopratico.com

 

3 comentários:

  1. Oi,

    Post perfeito, realmente o Cerimonial do Dia é essencial...

    Ainda bem que já tenho vc como minha anjinha da guarda para este dia tão especial. :)

    Bjs,

    Gabi

    ResponderExcluir
  2. Olá tudo bem??? Estou sem saber se fica ,fazer um coquetel em pé para 250 pessoas para um casamento as 16:00hs sem salgado e ter somente os doce.

    Beijos Gabrielle.

    ResponderExcluir
  3. Ola Gabrielle..concordo plenamente com vc..realmente um cerimonial e necessario no dia do casamento..tambem trabalho com organização e sei o quanto o nosso trabalho e essencial..adorei sua postagem...Bjos!!

    Janaina Janini

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Casamento Prático - Cerimonial e Mini Weddings no Rio de Janeiro Copyright © 2011-2017 - Todos os Direitos Reservados